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Cada segundo do seu dia é precioso, mas será que você valorizar isso? Confira aqui 5 maneiras práticas de aumentar a produtividade no trabalho!

Um dia tem 24 horas e isso não é novidade para ninguém. Porém, dependendo da forma como você leva seu dia, essas horas podem não ser nem de longe suficientes...

O grande problema é que não conseguir cumprir com nossos compromissos pode acabar gerando sentimentos muito prejudiciais, como a sensação de impotência. Isso, é claro, sem falar da ansiedade e do estresse gerados cada vez que não suprimos as expectativas do trabalho.

Por essas e outras razões é extremamente importante que aprendamos a fazer o melhor do nosso tempo!

Agora, como podemos fazer isso? Como aumentar a produtividade, especialmente no ambiente de trabalho?

Bem, tecnicamente falando, existem 2 formas de fazer isso. A primeira seria trabalhar mais horas. Já a segunda (e particularmente minha preferida) é trabalhar de forma mais inteligente.

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Como aumentar a produtividade no trabalho?

aumentar a produtividade no trabalho
Se liga nessas dicas especiais que nós reunimos para você!

Ainda que aumentar a produtividade não seja necessariamente uma ciência complexa, ela requer ao menos uma coisa essencial: DISCIPLINA.

Apesar de importante, a gente bem sabe que ser disciplinado ou disciplinada pode ser um desafio e tanto para algumas pessoas. Entretanto, com essas 5 dicas que reunimos para o posto de hoje isso pode ficar um pouco mais fácil. Se liga só!

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1. Aprenda a gerenciar o seu tempo

Se o tempo é uma coisa importante (e acredito que você concorda comigo nisso), é importante saber como você gasta ele, certo? Certo!

Talvez você até pense que já saiba quanto tempo você gasta nas suas tarefas. Entretanto, pesquisas sugerem que apenas 17% das pessoas conseguem fazer isso com precisão.

Ou seja, de cada 100 pessoas apenas 17 sabem dizer quanto tempo gastam nas suas tarefas diárias. Embora isso não pareça um problema agora, acredite, é sim!

Até porque não saber como você gasta o seu tempo pode fazer com que você gaste muito tempo em tarefas que poderiam ser executadas mais rapidamente.

Uma boa forma de controlar o tempo que você leva fazendo determinadas atividades é através do método Pomodoro. Este método se baseia em um sistema de 30 minutos de trabalho. Entretanto, desse total 25 minutos são dedicados ao trabalho focado, enquanto 5 se dedicam ao descanso.

Aliás, isso tem tudo a ver com a nossa próxima dica. Dá só uma olhada!

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2. Faça pausas regularmente

Eu sei que isso pode soar um pouco estranho, mas se você deseja aumentar a produtividade, você DEFINITVAMENTE deve fazer pausas.

Mas olha, não acredite apenas na nossa palavra. Na verdade, já existem diversas pesquisas que podem comprovar o que estamos dizendo aqui.

Por exemplo, uma pesquisa revelou que cirurgiões que fazem pausas têm um melhor desempenho durante as cirurgias. E se isso é verdade para uma das profissões mais estressantes do mundo, não há nenhuma razão para que não seja verdadeiro para você também!

Em outras palavras reserve alguns momentos do dia para não fazer NADA! Ou, se você preferir, vá ao banheiro, tomar um café, buscar memes na internet.

O importante é você se permitir relaxar a cabeça por alguns minutos antes de voltar a focar nas suas tarefas. Até porque aquele e-mail urgente com certeza pode esperar 5 minutinhos, não é mesmo?

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3. Aprenda a dizer não

Essa é uma ótima dica para quem deseja aumentar a produtividade no trabalho!

Dizer NÃO pode até ser fácil para algumas pessoas. Entretanto, para outras, negar um pedido ou um convite pode ser extremamente desafiador.

O grande problema é que isso pode ter graves consequências e acabar prejudicando a sua produtividade, seja em casa ou no trabalho. Por exemplo, quando você marca uma reunião atrás da outra

Poderíamos dar vários exemplos, mas a verdade é que você provavelmente já sabe bem do que estamos falando, não é mesmo?

O ponto é que dizer 'sim' para tudo pode sobrecarregar você e sua agenda, e isso não é nada bom para sua produtividade. Mas lembre-se de ser educado ou educada na hora de declinar um convite ou uma proposta de trabalho!

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4. Pare de ser multitarefas

Essa pode até parecer uma boa ideia, mas já se foi o tempo em que ser multitarefas era considerado algo extremamente positivo...

Sim, eu sei que essa parece ser uma ideia contrainuitiva. Afinal de contas, há muito tempo se repete que quanto mais coisas você puder fazer ao mesmo tempo, mais produtivo você será.

Entretanto, a verdade é bem o oposto!

Pesquisadores da área da psicologia descobriram que tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo pode ter o efeito contrário. Ou seja, o resultado seria a perda de tempo, energia e uma queda na sua produtividade.

Por isso, ao invés de tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, procure focar em apenas uma de cada vez. Dessa forma você se certificará que a tarefa estará sendo realizada da melhor forma possível antes de passar para a próxima!

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5. Desligue as notificações

Essa é, provavelmente, uma das maiores causas da baixa na produtividade das pessoas atualmente...

A verdade é que é realmente muito difícil resistir àquela olhadinha rápida no celular cada vez que ele vibra com uma nova notificação.

Isso não significa que você precise se livrar do seu celular durante a rotina de trabalho. Entretanto, pode ser uma boa ideia desligar as notificações, pelo menos durante o trabalho.

Mas, por outro lado, esse pode ser um desafio quem trabalha com tecnologias ou depende dela para realizar seu trabalho. Por essa razão, uma boa ideia é estipular horários para que você possa verificar e abrir as suas notificações.

Dependendo da sua função, o tempo entre as notificações deverá ser menor e nem todas as notificações devem ser ignoradas. Mas acredite, este é um bom conselho caso você queira realmente aumentar a produtividade no trabalho!

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