fbpx

É um profissional autônomo e está procurando uma forma de se destacar ainda mais e aumentar a sua produtividade? Vem com a gente que hoje vamos contar as 3 principais vantagens do escritório compartilhado para profissionais autônomos!

Como tudo na vida, ser um profissional autônomo tem o seu lado bom e o seu lado não tão bom assim!

Afinal de contas, ser o seu próprio chefe permite que você tenha algumas vantagens que, de outra maneira, talvez você não tivesse...

Por exemplo, uma das maiores vantagens é a flexibilidade nos horários. Outra grande e boa vantagem para os profissionais autônomos é poder escolher seu local de trabalho.

Entretanto, não ter um local fixo de trabalho também pode ser uma desvantagem para alguns profissionais... E é justamente aí que entram algumas das principais vantagens do escritório compartilhado para profissionais autônomos!

Falando neles, você sabia que essa é uma das categorias profissionais que mais cresce no Brasil? Pois é!

Aliás, antes de falarmos sobre as vantagens de um escritório compartilhado para profissionais autônomos, precisamos definir quem são eles! Vem com a gente!

Saiba mais: 5 Motivos para empreendedores utilizarem um coworking!

Quem são os profissionais autônomos?

Bem, a verdade é que NÃO existe um único tipo de profissional autônomo.

Profissionais autônomos podem ser desde o designer gráfico até a coach empresarial, passando pelo professor particular e pelo advogado.

E de acordo com os dados do IBGE, essa é uma categoria que vem crescendo cada vez mais. Afinal, existem cerca de 35 milhões de brasileiros e brasileiras que são considerados profissionais autônomos atualmente.

Por essa razão, definir quem são os profissionais autônomos é muito importante. A definição jurídica do profissional autônomo é a seguinte:

“Profissional autônomo é todo aquele ou aquela que exerce uma atividade profissional sem vínculos empregatícios.”


Paulo Emílio Ribeiro de Vilhena. FONTE: Âmbito Jurídico

Em outras palavras, o profissional autônomo trabalha por contra própria, e a prestação de serviços é feita de forma eventual e não habitual.

Saiba mais: 7 fortes razões para você se tornar um empreendedor!

Vantagens do escritório compartilhado para profissionais autônomos

vantagens do escritório compartilhado para profissionais autonomos
Uma das vantagens é a conexão com outras pessoas e profissionais!

A essa altura você já deve saber o que é um escritório compartilhado, certo?

Mas, caso esse ainda seja um conceito novo para você, eis uma definição da Harvard Business Review:

"Espaços de trabalho compartilhados onde diversos grupos de profissionais autônomos, profissionais remotos, profissionais liberais e outros profissionais independentes trabalham dividindo o mesmo espaço"

Harvard Business Review

De acordo com uma pesquisa global realizada em 2017, o número de escritórios compartilhados, também chamados de Coworkings, cresce cerca de 22% ao ano. E o crescimento é ainda maior no que diz respeito ao número de profissionais que aderem à esse novo conceito: 40%!!

Pois é! Como você pode perceber esse é um mercado em constante crescimento!

Mas, sem mais delongas, vamos direto às 3 vantagens do escritório compartilhado para profissionais autônomos!

Saiba mais: Coworking: conheça essa nova forma de trabalhar!

1. Se sentir parte de uma comunidade

Quem não gosta de se sentir parte de uma comunidade, não é mesmo?

Entretanto, para o profissional autônomo que trabalha em casa, isso pode ser um tanto quanto difícil. Por isso, se conectar com outras pessoas é uma das principais vantagens do escritório compartilhado para profissionais autônomos.

Isso vale também - aliás, principalmente - para questões profissionais, já que escritórios compartilhados podem ser um excelente lugar para fazer networking.

Porém, é importante lembrar que a socialização não deve ser compulsória ou forçada em um coworking. Aliás, essa nem é mesmo a ideia de um escritório compartilhado, não é mesmo?

O ideal mesmo é que os membros escolham quando e como desejam interagir uns com os outros. Um bom lugar, e geralmente o local onde ocorrem essas socializações que reforçam o espírito de comunidade, é durante a pausa para o cafezinho!

Saiba mais: 4 hábitos das pessoas altamente produtivas!

2. Ter mais controle sobre o trabalho

Uma das grandes e maiores vantagens em ser um profissional autônomo é a flexibilidade e a liberdade.

Em outras palavras, o profissional pode decidir quando trabalhar e quando é hora de tirar uma folga. Além disso, é possível escolher onde vai trabalhar, se em casa ou em um café movimentado.

E ainda que muitos profissionais valorizem essa autonomia toda, para alguns esse pode ser um fator de desvantagem. Isso porque, às vezes, muita autonomia pode acabar prejudicando a produtividade, já que não há uma rotina.

É aí que entra a segunda vantagem do escritório compartilhado para profissionais autônomos!

Por exemplo, uma pesquisa revelou que profissionais que utilizam espaços compartilhados ajuda a criar estruturas e disciplina, o que acaba motivando o trabalho. E quem não gosta de ser mais produtivo no trabalho, não é mesmo?

Saiba mais: 5 dicas IMPERDÍVEIS de gestão para quem está começando!

3. Espaço mais organizado e profissional

Imagine que você é um advogado ou advogada autônomo e que precisa fazer uma reunião com um cliente. O problema: você ainda não tem dinheiro suficiente para alocar uma sala profissional.

O que você faria? Bem, provavelmente você marcaria a reunião em um local neutro, como um café. Mas a verdade é que lugares como esses NÃO passam a imagem de profissionalismo necessária!

Você já deve ter percebido que essa é outra grande vantagem do espaço compartilhado, já que muitos oferecem espaços exclusivos para reuniões de trabalho.

É o caso, por exemplo, da It's Coworking, que oferece salas de reunião e treinamento altamente profissionais!

Entretanto, vale afirmar que não são todos os espaços que possuem essa facilidade. Afinal, cada escritório compartilhado tem a sua própria 'vibe'! Porém, uma característica em comum de espaços compartilhados é que sempre buscam criar experiências únicas para seus parceiros!

Saiba mais: Entenda como criamos um ambiente de sucesso para você!

Quais profissionais podem se beneficiar de um escritório compartilhado?

Advogados podem se beneficiar - e MUITO - de escritórios compartilhados!

Como falamos no início deste artigo, TODOS e TODAS podem se beneficiar de um espaço compartilhado! Entretanto alguns profissionais podem se favorecer mais que outros, tais como:

  • Coaches
  • Advogados
  • Profissionais liberais
  • Programadores e Designers
  • Professores e tutores particulares
  • Redatores e revisores autônomos
  • Treinamento de profissionais das áreas estéticas (depiladoras, maquiadoras, etc.)

É claro que muitos outros profissionais podem encontrar muitas outas vantagens, já que escritórios compartilhados costumam ser locais extremamente flexíveis!

Saiba mais: Solução em escritório compartilhado é aqui na IT's!

E você, conhece outras vantagens do escritório compartilhado para profissionais autônomos? Deixa a sua opinião pra gente aqui embaixo!

Receba em seu e-mail Fique por dentro das novidades!



    Whatsapp Quero mais informações