fbpx

Todos nós já adiamos propositalmente alguma tarefa. Mas você já parou para pensar por que nós procrastinamos? Então vem com a gente no artigo de hoje!

"Ah, amanhã eu começo a academia!" "Só mais 5 minutinhos no facebook e já volto ao trabalho..."

Aquele que nunca usou essa frase antes ou qualquer outra para evitar fazer alguma atividade, que atire a primeira pedra. Pois é, meu amigos...

A procrastinação é algo que perpassa a vida de todo mundo. Não tem jeito, todos nós procrastinamos em algum momento.

Na verdade, de acordo com uma pesquisa norteamericana, cerca de 20% da população faz da procrastinação um estilo de vida. O problema é que, embora não seja mortal, ela pode atrapalhar bastante o nosso dia a dia.

Talvez por isso, um psicólogo norteamericano, Tim Pychyl, resolveu se dedicar ao tema e entender porque nós procrastinamos. Eis aqui algumas das coisas que ele descobriu...

Saiba mais: GUEST POST: 3 dicas para ter uma reunião SUPER produtiva!

O que é a procrastinação?

por que nós procrastinamos
Em resumo, procrastinar é o ato de adiar propositalmente tarefas.

Antes das dicas sobre como parar de procrastinar, precisamos entender direitinho o que é a tal procrastinação!

De acordo com o dicionário, a procrastinação é o "ato ou efeito de procrastinar". Procrastinar, por sua vez, se define como o ato de adiar, de deixar algo para depois.

Aliás, essa definição está muito de acordo com a definição de Tim Pychyl sobre procrastinação: "Procrastinação é o adiamento voluntário de uma determinada ação ou tarefa".

Por exemplo, ela acontece todas as vezes que você vê a louça em cima da pia e pensa em deixá-la para depois. Ou quando você 'acidentalmente' esquece fazer e e enviar aquele relatório para seu chefe até as 15h...

O problema da procrastinação, como você já deve saber, é que ela pode prejudicar bastante a sua vida. Ela pode, por exemplo, dificultar o crescimento do seu negócio ou mesmo uma promoção.

Porém, se engana quem pensa que ela só afeta a vida profissional, viu! De acordo com Phychyl e Eric Tivers, ela pode prejudicar até mesmo o seu sono, na chamada procrastinação do sono.

É o que acontece, por exemplo, quando você arranja alguma desculpa para não ir dormir. Ou ainda quando você fica no celular mesmo que esteja com sono e precise acordar cedo no dia seguinte.

Mas se ela é assim tão ruim, por que nós procrastinamos então?

Saiba mais: 4 dicas sobre como utilizar sua rede de contatos para gerar negócios!

Por que nós procrastinamos?

por que nós procrastinamos
De acordo com o especialista, nós procrastinamos para evitar sensações desagradáveis.

De acordo com as pesquisas realizadas por Tim Pychyl, existem vários motivos que explicam porque nós procrastinamos.

Entretanto, todas elas possuem algo em comum: nós procrastinamos porque queremos nos sentir bem AGORA e não mais tarde.

Segundo suas pesquisas, a procrastinação é, essencialmente, uma estratégia emocional regulatória, um método de lidar com a possibilidade de falhar.

Em geral, quando existe a possibilidade de experienciar um sentimento angustiante ou ruim, nós procrastinamos. Quer um exemplo?

Digamos que você precisa fazer uma apresentação de negócios na próxima semana. O ideal é deixar tudo pronto com alguns dias de antecedência para que, no dia, tudo saia perfeitamente, correto?

Sim! Entretanto, de acordo com Tim Pychyl, tendemos a evitar começar. Isso porque, se existir a mínima possibilidade de que algo saia errado, você, provavelmente, irá adiar essa tarefa.

Ainda que seja uma chance ínfima o simples pensamento de que algo possa sair mal pode gerar angústia e desconforto. Ao invés disso, você buscaria atividades que lhe proporcionassem uma sensação de prazer, tais como ver um filme, sair com seus amigos ou dormir.

Por essa razão, muitas pessoas acreditam que a a procrastinação está ligada tanto ao perfeccionismo quanto à impulsividade e à falta de atenção.

Entretanto, as pesquisas demonstram que essas coisas não necessariamente são a causa da procrastinação. Segundo Tim, quando nosso lado emocional toma conta, processar informações e tomar uma ação se torna mais difícil.

Por isso, ela acaba causando essa incrível dificuldade de controlar nossos impulsos e vontades de aproveitar algo bom AGORA. Por isso desligar o Netflix e começar a estudar de fato se torna uma árdua tarefa.

Ok, Muito interessante saber de tudo isso, mas como controlar esses impulsos e parar de adiar atividades importantes.

Saiba mais: Quais as vantagens de fazer eventos em um coworking?

Dicas para PARAR de procrastinar

procrastinação
Com essas dicas você será muito mais produtivo!

Entender porque nós procrastinamos certamente não é o suficiente, não é mesmo?

Afinal de contas, é preciso entender também o que podemos fazer para evitar e controlar esses impulsos. Por isso, Pychyl e Tivers nos trazem algumas dicas. Se liga só!

  • Entenda o 'porquê' das suas atividades. Por que você está fazendo esse relatório? Por que você precisa lavar a louça? Fazer isso ajuda seu cérebro a justificar uma tomada de ação e a evitar a procrastinação.
  • Procure trazer sua atenção para as emoções positivas, ao invés das negativas. Por exemplo, curiosidade, desejo de ser bem sucedido ou interesse podem ajudar a manter a motivação ao invés de diminuí-las.
  • Lembre-se do que diz Brené Brown, outra estudiosa do tema: "A coragem é se mover apesar do medo que você sente".
  • Comece a fazer a tarefa, mesmo que não saiba muito bem por onde começar. O começo é sempre mais difícil, e pode muitas vezes nos deixar confusos, mas é a parte mais importante.
  • Estabeleça uma data final para a finalização da tarefa, seja ela qual for. Isso ajudará você a tirar a culpa da mente e entrar em ação.
  • Conte com a ajuda de agendas e calendários online. Eles podem ser uma mão na roda na hora de organizar as suas tarefas.
  • Quando tiver dificuldade em realizar uma tarefa, quebre-a em pequenas tarefas. Dessa forma fica mais fácil de realizá-las.
  • Aprenda a priorizar suas tarefas. Em outras palavras, aprenda a dizer 'não', e pare de tentar fazer várias tarefas ao mesmo tempo.
  • Não se sinta mal quando falhar. A falha nada mais é do que uma oportunidade para aprender e fazer diferente. Por isso, nada de deixar o melhor impedir você de realizar grandes feitos!

Saiba mais: 3 vantagens do escritório compartilhado para autônomos!

Curtiu as dicas de hoje? E então, que tal colocar aquele projeto que você andava procrastinando em ação?

Ah, e não deixe de deixar o seu comentário pra gente aqui embaixo!

Receba em seu e-mail Fique por dentro das novidades!



    Whatsapp Quero mais informações