Blog
Você sabe a diferença entre o profissional autônomo e o profissional liberal?
Em nosso último post nós falamos sobre as vantagens do escritório compartilhado para profissionais autônomos. Mas aqui já surge a primeira dúvida: você sabe a diferença entre o profissional autônomo e o profissional liberal? Então vem com a gente!
Parece uma coisa muito clara e muito definida. Mas a realidade é que a diferença entra o profissional autônomo e o profissional liberal não é tão clara assim...
Tanto que depois do nosso último post, muitos leitores ficaram com algumas dúvidas. Afinal, existe diferença entre o profissional autônomo e o profissional liberal?
Se essa também é a sua dúvida, fica com a gente no artigo de hoje porque esse é justamente o tema do artigo de hoje!
Mas antes de falarmos sobre as diferenças e semelhanças entre o profissional autônomo e o profissional liberal, vamos falar sobre as definições! Se liga só!
Bem, a definição de profissional autônomo é relativamente simples: é o profissional que não tem nenhum tipo de vínculo empregatício.
Em outras palavras é o profissional que escolhe o modo, o lugar e a forma de execução do seu trabalho. Simples, não é mesmo?
Aliás, uma das principais características dos profissionais autônomos é a independência, já que não possui subordinação a um empregador. Isso quer dizer que os rendimentos do trabalho realizado vão diretamente para o próprio profissional!
Outro detalhe importante é a prestação de serviços, que é feita de forma eventual, e não habitual. Por outro lado, isso não significa que a prestação eventual não possa se tornar habitual.
Ok! Então quem é, de fato, o profissional autônomo? Bem tecnicamente qualquer um que se encaixe nos critérios acima e que possuam habilidades técnicas, manuais ou intelectuais.
Quer um exemplo? Bem, eles podem ser vendedores ambulantes, professores e tutores particulares, consultores, fisioterapeutas, entre muitos e muitos outros.
Aliás, vale lembrar que, para estarem em conformidade com a lei, é preciso que os profissionais autônomos estejam registrados!
Do mesmo modo que a definição de profissional autônomo, a definição de profissional liberal pode ser um tanto confusa. Mas isso não é à toa não, viu. Alguns estudiosos a definem como profissionais que trabalham por conta própria.
Parece uma definição simples, só que é fácil perceber que, nesse caso, poderia ser facilmente confundida com a definição do profissional autônomo…
Por isso, hoje em dia, a definição de profissional liberal adotada pela Confederação Nacional de Profissionais Liberais (CNPL) é um pouco diferente dessa.
De acordo com o órgão, são profissionais com formação técnica ou acadêmica que podem exercer suas profissões com autonomia e liberdade. Vale ressaltar aqui o uso dos termos 'formação técnica' e 'formação acadêmica'!
Isso porque, no caso dos profissionais liberais, ter a formação e a certificação é essencial para exercer o trabalho. Justamente por isso, os profissionais liberais geralmente estão associados a algum órgão regulador tais como o Conselho Federal de Medicina, ou a Ordem dos Advogados do Brasil.
Quer alguns exemplos de profissionais liberais? Bem, médicos, advogados, engenheiros, psicólogos, dentre outros, são ótimos exemplos. Apesar de terem a obrigação de estarem de acordo com seus órgãos e conselhos reguladores, os profissionais liberais poderão escolher como irão exercer sua profissão.
Em outras palavras, podem escolher prestar serviço diretamente ao seu cliente e de forma autônoma, podem trabalhar em empresas ou abrir seus próprios negócios. Nisso, se assemelham muito aos profissionais autônomos!
Embora haja diferença entre o profissional autônomo e o profissional liberal, elas não são tão grandes assim, como você bem pode perceber!
A principal diz respeito à formação profissional. No caso de profissionais liberais é exigida, então para os profissionais autônomos ela é opcional.
Outra importante diferença entre o profissional autônomo e o profissional liberal é quanto ao vínculo empregatício. Enquanto o profissional autônomo não deve existir vínculos desse tipo, no caso do profissional liberal ela é opcional.
Além disso, a existência de órgãos e conselhos que regulam as atividades dos profissionais liberais também é uma importante diferença. Afinal, uma vez associado ao órgão regulador da sua profissão, o profissional poderá decidir se trabalhará de forma autônoma ou não.
Porém, para resumir, eis uma tabela que destaca as principais diferenças entre os dois profissionais.
Um item que pode levantar algumas dúvidas é quanto à tributação dos profissionais autônomos e liberais.
Por isso, vale lembrar que os valores de tributação de ambos os profissionais podem ser muito semelhantes. Isso, é claro, se ambos estiverem devidamente registrados e em conformidade com a lei!
Quanto às vantagens e desvantagens, dependerá muito do ponto de vista de cada um.
Por isso, se você é um profissional liberal que está considerando se tornar um profissional autônomo, vale a pena analisar cada detalhe. Dessa forma você poderá avaliar os pontos que são mais importantes para você!