fbpx

Em nosso último post nós falamos sobre as vantagens do escritório compartilhado para profissionais autônomos. Mas aqui já surge a primeira dúvida: você sabe a diferença entre o profissional autônomo e o profissional liberal? Então vem com a gente!

Parece uma coisa muito clara e muito definida. Mas a realidade é que a diferença entra o profissional autônomo e o profissional liberal não é tão clara assim...

Tanto que depois do nosso último post, muitos leitores ficaram com algumas dúvidas. Afinal, existe diferença entre o profissional autônomo e o profissional liberal?

Se essa também é a sua dúvida, fica com a gente no artigo de hoje porque esse é justamente o tema do artigo de hoje!

Mas antes de falarmos sobre as diferenças e semelhanças entre o profissional autônomo e o profissional liberal, vamos falar sobre as definições! Se liga só!

Saiba mais: 3 Vantagens do escritório compartilhado para autônomos!

Quem é o profissional autônomo?

o profissional autônomo e o profissional liberal
Embora não tenham vínculo, é preciso estar devidamente registrado como profissional autônomo!

Bem, a definição de profissional autônomo é relativamente simples: é o profissional que não tem nenhum tipo de vínculo empregatício.

Em outras palavras é o profissional que escolhe o modo, o lugar e a forma de execução do seu trabalho. Simples, não é mesmo?

Aliás, uma das principais características dos profissionais autônomos é a independência, já que não possui subordinação a um empregador. Isso quer dizer que os rendimentos do trabalho realizado vão diretamente para o próprio profissional!

Outro detalhe importante é a prestação de serviços, que é feita de forma eventual, e não habitual. Por outro lado, isso não significa que a prestação eventual não possa se tornar habitual.

Ok! Então quem é, de fato, o profissional autônomo? Bem tecnicamente qualquer um que se encaixe nos critérios acima e que possuam habilidades técnicas, manuais ou intelectuais.

Quer um exemplo? Bem, eles podem ser vendedores ambulantes, professores e tutores particulares, consultores, fisioterapeutas, entre muitos e muitos outros.

Aliás, vale lembrar que, para estarem em conformidade com a lei, é preciso que os profissionais autônomos estejam registrados!

Saiba mais: A importância do CNPJ e o que é o endereço fiscal?

Principais vantagens do profissional autônomo

  • Independência
  • Flexibilidade de horários
  • Autonomia na prestação de serviços
  • Liberdade na negociação dos preços
  • Rendimentos diretamente ao trabalhador

Principais desvantagens de ser um profissional autônomo

  • Instabilidade financeira
  • Não tem direito à ferias ou 13º
  • Não está representado por conselho/órgão

Agora que você já sabe a definição de profissional autônomo, vamos à definição do profissional liberal!

Saiba mais: 5 dicas INCRÍVEIS de gestão para quem está começando agora!

Quem é o profissional liberal?

o profissional autônomo e o profissional liberal
Pode até não parecer, as médicos também podem ser profissionais autônomos!

Do mesmo modo que a definição de profissional autônomo, a definição de profissional liberal pode ser um tanto confusa. Mas isso não é à toa não, viu. Alguns estudiosos a definem como profissionais que trabalham por conta própria.

Parece uma definição simples, só que é fácil perceber que, nesse caso, poderia ser facilmente confundida com a definição do profissional autônomo…

Por isso, hoje em dia, a definição de profissional liberal adotada pela Confederação Nacional de Profissionais Liberais (CNPL) é um pouco diferente dessa.

De acordo com o órgão, são profissionais com formação técnica ou acadêmica que podem exercer suas profissões com autonomia e liberdade. Vale ressaltar aqui o uso dos termos 'formação técnica' e 'formação acadêmica'!

Isso porque, no caso dos profissionais liberais, ter a formação e a certificação é essencial para exercer o trabalho. Justamente por isso, os profissionais liberais geralmente estão associados a algum órgão regulador tais como o Conselho Federal de Medicina, ou a Ordem dos Advogados do Brasil.

Quer alguns exemplos de profissionais liberais? Bem, médicos, advogados, engenheiros, psicólogos, dentre outros, são ótimos exemplos. Apesar de terem a obrigação de estarem de acordo com seus órgãos e conselhos reguladores, os profissionais liberais poderão escolher como irão exercer sua profissão.

Em outras palavras, podem escolher prestar serviço diretamente ao seu cliente e de forma autônoma, podem trabalhar em empresas ou abrir seus próprios negócios. Nisso, se assemelham muito aos profissionais autônomos!

Saiba mais: 8 VALIOSAS lições de Marketing com Phillip Kotler

Principais vantagens do profissional liberal

  • Flexibilidade de horário
  • Direitos trabalhistas garantidos
  • Autonomia na prestação de serviços
  • Rendimentos diretamente ao trabalhador

Principais desvantagens de ser um profissional liberal

  • Instabilidade financeira
  • Necessidade de formação técnica ou acadêmica
  • Necessidade de aprovação por órgão ou conselho regulador
  • Independência profissional regulada pelo órgão que o representa

Saiba mais: Será que você tem perfil para inicial um negócio próprio?

Profissional Autônomo VS Profissional Liberal

o profissional autônomo e o profissional liberal
Vamos agora às diferenças entre o profissional autônomo e o profissional liberal!

Embora haja diferença entre o profissional autônomo e o profissional liberal, elas não são tão grandes assim, como você bem pode perceber!

A principal diz respeito à formação profissional. No caso de profissionais liberais é exigida, então para os profissionais autônomos ela é opcional.

Outra importante diferença entre o profissional autônomo e o profissional liberal é quanto ao vínculo empregatício. Enquanto o profissional autônomo não deve existir vínculos desse tipo, no caso do profissional liberal ela é opcional.

Além disso, a existência de órgãos e conselhos que regulam as atividades dos profissionais liberais também é uma importante diferença. Afinal, uma vez associado ao órgão regulador da sua profissão, o profissional poderá decidir se trabalhará de forma autônoma ou não.

Porém, para resumir, eis uma tabela que destaca as principais diferenças entre os dois profissionais.

Saiba mais: 5 dicas valiosas para se vestir como um verdadeiro profissional!

Diferenças entre os profissionaisAutônomoLiberal
Independência profissionalsimdepende
Vínculo empregatícionãodepende
Estabilidade financeiranãonão
Flexibilidade de horáriossimsim
Liberdade de negociaçãosimdepende
Exige formação técnica/acadêmicanãosim
Regulado por conselhos/órgãosnãosim
Direitos trabalhistas garantidosnãosim
Tributação (13º, INSS, etc.)simsim
Autonomia na prestação de serviçosimsim

Um item que pode levantar algumas dúvidas é quanto à tributação dos profissionais autônomos e liberais.

Por isso, vale lembrar que os valores de tributação de ambos os profissionais podem ser muito semelhantes. Isso, é claro, se ambos estiverem devidamente registrados e em conformidade com a lei!

Quanto às vantagens e desvantagens, dependerá muito do ponto de vista de cada um.

Por isso, se você é um profissional liberal que está considerando se tornar um profissional autônomo, vale a pena analisar cada detalhe. Dessa forma você poderá avaliar os pontos que são mais importantes para você!

Saiba mais: Entenda porque o escritório virtual é uma grande sacada!

Curtiu o artigo de hoje? Então não esqueça de deixar o seu comentário para a gente aqui embaixo!

Receba em seu e-mail Fique por dentro das novidades!



    Whatsapp Quero mais informações