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1ª Dica: Valide seu modelo de negócios – É importante reforçar que conhecer o tamanho do mercado e ter um produto diferenciado não equivale a validação de um negócio. Validar é testar em ambientes controlados se o seu produto ou serviço é bem quisto pelo consumidor e se o que foi planejado no modelo de negócios pode, de fato, se concretizar..2ª Dica: Conheça profundamente seus clientes – Quanto mais você conhecer o seu cliente, maior será a probabilidade de você ter sucesso. Mas não basta apenas ter informações do tamanho do seu público-alvo e de sua preferência. É importante entender o comportamento, os hábitos e as rotinas de quem você quer atingir. Com essas informações em mãos, é possível personalizar produtos ou serviços, conquistar os usuários e obter sucesso mais facilmente.3ª Dica: Fuja da Informalidade – Quem está iniciando pode ver na informalidade, uma forma de faturar sem pagar impostos. No entanto, manter uma empresa informal pode minar sua capacidade de crescimento. Se aparece um grande cliente para seu produto ou serviço, você não conseguirá emitir uma nota fiscal e pode acabar perdendo esse cliente e credibilidade. Você fica impedido de fazer cobranças de recebíveis de maneira formal, além de não poder contar com crédito bancário e outros benefícios que só quem está legalizado possui.4ª Dica: Defina o valor do seu produto de forma correta – É muito comum empreendedores iniciantes definirem de forma arbitrária o valor do seu produto ou serviço. Alguns empresários reclamam que o produto não vende, mesmo tendo procura. Pode ser o caso de seu produto estar com um valor muito alto. O oposto também acontece. Uma empresa pode estar vendendo bem, mas no fechamento do caixa, o lucro não aparece. Precificar seu produto para baixo pode impedir seu crescimento da mesma maneira. Se o empreendedor está em dúvida sobre como precificar um produto ou serviço, é melhor consultar um especialista. Existem formas de se calcular o valor de um produto e de um serviço de forma bem assertiva.5ª Dica: Saiba negociar – Saber negociar não se resume a saber convencer um consumidor que a negociação vai ajudar o seu negócio, mas também saber como cortar gastos e negociar com fornecedores. Conseguir preços melhores com fornecedores significa economia na compra e mais lucro na venda. Caso possua dinheiro em caixa, comprar grandes quantidades ajudará na obtenção de maior lucro na hora da venda. Além disso, cortar despesas desnecessárias melhora o seu fluxo de caixa e proporciona uma maior lucratividade para sua empresa. Quem está iniciando sua primeira empresa pode ter muita dificuldade para gerenciar seu negócio. É com os erros que vamos adquirindo experiência, mas é preciso aprender também com os erros cometidos por outros, pois não teremos tempo de cometer todos os erros.

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